JÚPITER_LOGO

Terapia compressiva

O que é:

A compressão é uma das medidas mais antigas e amplamente aplicadas durante o tratamento de úlceras venosas, e estudos comprovam a eficácia dessa terapia que, quando usada em conjunto com outros agentes como meia de compressão, creme hidratante, elevação das pernas, atividade física e repouso, apresenta excelentes resultados.

Considerada o “padrão ouro” para a cicatrização e prevenção da recorrência da úlcera venosa, a compressão terapêutica, quando usada corretamente, melhora significativamente as taxas de cura em pacientes com lesões e colabora com a diminuição da possibilidade de recidiva.

Como funciona?

Com a compressão do membro, a pressão exercida sobre a perna obriga o fluido dos espaços intersticiais a retornar para o compartimento vascular ou linfático, o que ajuda a minimizar ou reverter as mudanças que a hipertensão venosa crônica provoca na pele e na rede vascular, incluindo a hiperpigmentação, o eczema, a lipodermatoesclerose, as varizes e, claro, as úlceras.

A vantagem da compressão sobre a contenção é que o paciente recebe o estímulo de retorno venoso independente do seu nível de atividade e por períodos maiores de tempo.

Cuidados com a aplicação:

Contudo, apesar dos benefícios e vantagens apresentados, é preciso ter cuidado com a aplicação, pois o desconhecimento, indicação da compressão inadequada (seja excesso ou falta de compressão) e negligência sobre as contraindicações podem ter graves consequências para o paciente. Por isso, o conhecimento da técnica e a disponibilidade de soluções de alta qualidade também devem ser prioridade na aplicação da compressão terapêutica.

Produtos que podem ajudar:

  • Molnlycke Exufiber Ag+
  • MEPILEX AG
  • MEPILEX BORDER FLEX
  • MEPILEX LITE
  • CURATIVO MEPILEX TRANSFER
  • MEPILEX TRANSFER AG
  • MEPILEX

Distribuído porBetterDocs