Causas para desenvolvimento:
Na região sacral as lesões por pressão também são recorrentes, principalmente devido à falta de movimentação de pacientes acamados e, claro, o posicionamento do paciente em posição supina ou prona.
Prevalência e riscos:
Mesmo com as diversas pesquisas e avanços na área de tratamento e prevenção de lesões por pressão, as lesões na região sacral continuam representando um grande problema nas instituições hospitalares e para a saúde pública como um todo. Essas úlceras também possuem um desafio particular pois, por conta da região em que elas estão localizadas, é preciso ter cuidado redobrado com os riscos de contaminação por urinas ou fezes, especialmente em enfermos que apresentem um quadro de incontinência. Por isso, manter a pele adjacente sempre limpa e contar com um curativo que ajude a prevenir a contaminação é essencial.
Prevenção da Lesão por Pressão na região sacral:
Para contornar quaisquer possíveis problemas a prevenção é sempre a melhor solução. Estudos laboratoriais analisando o curativo de espuma sacral 5 camadas com bordas de silicone suave têm mostrado que:
- O componente de espuma redistribui a pressão do tecido em risco para o tecido circundante;
- O adesivo de silicone suave e a estrutura em camadas permite que as forças de cisalhamento sejam “absorvidas” pelo curativo em vez da pele e dos tecidos moles;
- A parte exterior do curativo reduz o atrito da pele na superfície de suporte (colchão);
- As camadas intermediárias absorvem e transferem o suor para controlar o microclima.
Ao comparar o potencial dos curativos profiláticos, portanto, olhe para o design do curativo porque seus componentes trabalham em conjunto para reduzir todos os aspectos do desenvolvimento de LP.
Produtos que podem ajudar: