Feridas cirúrgicas

O que é #

As feridas cirúrgicas, que também podem ser chamadas de feridas pós-operatórias, constituem o grupo de feridas ocasionadas de modo intencional durante cirurgias nas quais é utilizado algum tipo de instrumento para realizar uma abertura.

Causas #

As feridas cirúrgicas são provocadas por meio de instrumentos cirúrgicos com a finalidade de tratamento, como por exemplo, para uma extirpação, um ligamento, um transplante, entre outros.

Principais características #

As feridas cirúrgicas são causadas pela interrupção da continuidade dos tecidos através de uma incisão que, depois, é suturada (momento no qual as bordas de pele saudáveis são aproximadas). Elas são classificadas mediante a probabilidade de contaminação no momento em que ocorre a cirurgia:

  • Ferida cirúrgica limpa #

    : consequente de cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetração no trato digestivo, respiratório, geniturinário e nem na cavidade orofaríngea;
  • Ferida cirúrgica limpa-contaminada #

    : resultante de intervenções que penetraram no sistema digestivo, respiratório ou geniturinário, em condições controladas e sem contaminação;
  • Ferida cirúrgica contaminada #

    : que resulta de intervenções com grave violação da técnica cirúrgica, casos de feridas traumáticas ou quando se penetra no aparelho respiratório, digestivo ou geniturinário, na presença de infecção.

Cuidados #

Como existem diferentes tipos de feridas cirúrgicas, cada uma tem seu tratamento adequado, porém, alguns cuidados servem de base comum para todas elas, sendo o principal deles a atenção quanto aos sinais de infecção da ferida, dentre os quais estão eritema, aumento do exsudato/pus, edema, dor e febre.

Afora isso, para evitar infecção e permitir o processo de cicatrização ideal, é necessário que a ferida esteja sempre limpa. A escolha de curativos adequados e soluções corretas para cada ferida é primordial para esse processo. É necessário, também, evitar pressão sobre a lesão ou qualquer fricção desnecessária.

A equipe deve orientar o paciente e familiares quanto aos cuidados que devem ser tomados, inclusive com a alimentação. O paciente também deve seguir rigorosamente todas as direções dadas pela equipe médica que o acompanha para que não haja intercorrências.

Desenvolvido por BetterDocs