Escala de Braden

O Que Você Precisa Saber Sobre a Escala de Braden? #

A Escala de Braden foi criada pela enfermeira norte-americana Barbara Braden e publicada em 1987. Essa ferramenta chegou no Brasil em 1999 e atualmente é aplicada em várias instituições de saúde.

O instrumento é o mais utilizado no país para avaliação de risco de desenvolvimento de Lesão por Pressão em pacientes, e seu principal objetivo é determinar com exatidão o grau de risco ao qual um indivíduo está vulnerável a desenvolver LP. Para isso, ela considera diversos fatores que serão melhores detalhados ao longo deste artigo.

A Escala de Braden deve sempre ser utilizada em pacientes de Unidades de Terapia Intensivas de hospitais e unidades de saúde, assim, é possível garantir cuidados mais eficazes na prevenção da LP, pois cada paciente receberá o auxílio que for necessário de acordo com o seu caso.

Quais são os itens que compõem a escala? #

A Escala de Braden avalia o paciente de acordo com seis subescalas ou domínios que funcionam da seguinte forma:

Percepção sensorial #

Está relacionada ao desconforto do paciente e à habilidade de responder à pressão;

Umidade #

Está relacionada ao nível ao qual a pele é exposta à umidade; 

Atividade #

Está relacionada ao grau de atividade física; 

Mobilidade #

Está relacionada à capacidade de alterar a posição do corpo;

Nutrição #

Está relacionada ao padrão de alimentação;

Fricção e Cisalhamento 
#

Fricção é quando a pele se move contra a superfície de suporte. Já no cisalhamento, a pele, tecidos profundos e a proeminência óssea deslizam uma sobre a outra.

Cada subescala é avaliada mediante a uma pontuação de classificação de risco que varia de 6 a 23 pontos. Quanto mais alto o número, menor o risco, e quanto maior os riscos, maiores serão os cuidados.

 Por fim, o uso da Escala de Braden possui diversos benefícios, e o principal deles é a possibilidade de definir cuidados específicos que devem ser tomados considerando a condição de cada paciente. Assim, ela contribui com a prevenção das Lesões por Pressão, que são um grande problema tanto para os pacientes, quanto para as instituições de saúde, por serem a porta de entrada para infecções, prejudicando a recuperação e aumentando o tempo de internação, o que encarece tratamentos e onera sistema de saúde.

Garanta uma avaliação mais precisa para prevenir a Lesão por Pressão, baixe a Escala de Braden da Júpiter: https://jupiterdistribuidora.com.br/escala-de-braden/


Referências

1- Artigo: O que é a Escala de Braden? Disponível em: https://jupiterdistribuidora.com.br/o-que-e-a-escala-de-braden/

Desenvolvido por BetterDocs