O que é:
Lesões por pressão nos calcâneos são um dos tipos mais comuns de LPs adquiridas em instalações hospitalares. Em posição supina, a pele e os tecidos profundos do calcâneo são geralmente submetidos a altas cargas de compressão e cisalhamento, muitas vezes por períodos prolongados devido ao peso do pé e forças de reação horizontais, por exemplo.
População em risco:
As populações em risco são geralmente constituídas por idosos, indivíduos com deficiências neurológicas e/ou mobilidade restrita, bem como pacientes cirúrgicos, pois esses indivíduos são mais propensos a passar longos períodos de tempo na posição supina, estáticos.
Prevenção da Lesão por Pressão no calcâneo:
Visto que as lesões por pressão são difíceis e dispendiosas de tratar, os esforços se concentram no desenvolvimento de estratégias eficazes de prevenção. Embora o consenso seja que o alívio de pressão é o método mais eficaz para prevenir LPs, este alívio nem sempre é viável, especialmente com pacientes em movimento.
O uso de curativos profiláticos para proteger o calcanhar contra LPs é um método relativamente novo e é um recente conceito de prevenção, que tem foco na atenção crescente de diferentes grupos de pesquisa ao redor do mundo.
Estudos como The biomechanical efficacy of dressings in preventing heel ulcers compararam situações onde o tecido exposto às forças causadoras das LPs estavam sem nenhum tipo de proteção, utilizando curativos monocamada e curativos com 5 camadas com lâmina Interdependente que podem promover alívio das forças de cisalhamento (deformação dos tecidos profundos).
Como conclusão, descobriu-se que o uso de um curativo multicamadas específico para o calcanhar reduz com eficiência exposições de tecidos moles que suportam o peso para tensões elevadas, em uma variedade de apoios, o que deve diminuir o risco para LPs.
Produtos que podem ajudar: