Prevenção de lesão por pressão

O que é a Lesão por Pressão? #

A Lesão por Pressão é um problema causado pela pressão intensa e contínua da pele ou de tecidos mais profundos, que geralmente ocorre sobre proeminências ósseas. Pode estar relacionada com a pressão exercida pela gravidade ou, ainda, ao uso de dispositivos médicos como sondas, cateteres e outros.

Este dano pode ter uma variação no nível de gravidade, que vai de 1 a 4, sendo este último com feridas profundas que atingem até mesmo músculos e ossos.

As Lesões por Pressão podem aparecer em forma de bolhas na pele e manchas roxas, e a longo prazo podem escurecer até formarem uma crosta. Mas é importante lembrar que a vermelhidão na pele já pode indicar o desenvolvimento da lesão.²

Causas e a importância da prevenção #


O principal fator que pode causar uma Lesão por Pressão é a imobilidade da pessoa acamada ou em cadeira de rodas. Além disso, a falta de sensibilidade do corpo do paciente, ou seja, quando os nervos deixam de avisar que é necessário se movimentar ou alterar a posição para aliviar a pressão da pele, também pode ser considerada uma das causas.

A presença da incontinência urinária e fecal, assim como o estado nutricional também podem influenciar no aparecimento da lesão. Por último, a forma como cuidadores, familiares e profissionais da saúde manejam o paciente também influencia no desenvolvimento da ferida.

Prevenir a Lesão por Pressão é uma maneira de ajudar tanto o paciente, quanto as instituições de saúde, visto que a doença representa um grave problema de saúde pública, pois está associada a um alto tempo de internação e a diminuição da qualidade de vida, por isso, ter em mente uma perspectiva de prevenção é o ideal.¹

Mas afinal, como prevenir a Lesão por Pressão? #


A melhor maneira de prevenir a Lesão por Pressão é a conscientização dos profissionais de saúde no processo de identificar, planejar e executar medidas preventivas, fazendo o uso de ferramentas de avaliação de riscos que contribuam para a identificação das feridas em pacientes hospitalizados.

Essas medidas podem ser caracterizadas por cuidados com a pele do indivíduo, atenção no reposicionamento e na escolha do colchão ideal, além do uso de curativos e posicionadores especiais para aliviar a pressão. Ademais, garantir a nutrição adequada e trabalhar para ampliar a capacidade de movimentação do paciente também são medidas importantes.¹

Referências

1 – Guia Para Prevenção da Lesão por Pressão. Disponível em: http://eerp.usp.br/feridascronicas/cartilha_lp.html

2 – Artigo Original: Lesão por Pressão. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcp/a/CQN3KkjrStmPFWdzqF3LHjj/?lang=pt

Desenvolvido por BetterDocs