O que é #
As feridas traumáticas constituem o grupo de feridas ocasionadas acidentalmente, seja por um instrumento ou meio que, atuando sobre qualquer superfície corporal de localização interna ou externa, promove uma alteração na fisiologia da pele.
Causas #
As causas das feridas traumáticas são as mais distintas e incluem agentes mecânicos, químicos ou físicos. Em geral, essas feridas podem ser provocadas por itens cortantes ou perfurantes, atrito ou até mesmo uma laceração.
Principais Características #
As feridas traumáticas incluem uma grande variedade de lesões, desde uma simples escoriação a uma ferida com destruição dos tecidos e perda de substância. Elas costumam ser classificadas de acordo com os seguintes aspectos:
- Integridade cutânea: feridas abertas ou fechadas;
- Profundidades dos tecidos lesados: superficiais, espessura parcial, espessura total ou espessura total com compromisso do compartimento subcutâneo;
- Tipo de lesão: incisas, contusas ou perfurantes.
Cuidados #
Para cada tipo de ferida traumática há um tratamento adequado, considerando as características da lesão que pode ser mais ou menos profunda e ter níveis variados de exsudato, além de presença ou não de infecção.
Além disso, as feridas traumáticas mais graves, que requerem cuidados cirúrgicos e especializados, necessitam ainda mais de atenção. Queimaduras, amputações, esmagamentos e lesões por armas brancas ou de fogo, por exemplo, requerem abordagens específicas. Uma correta avaliação e classificação são essenciais para o diagnóstico, definição do tratamento e prognóstico das feridas traumáticas.