O que é:
O termo genodermatose é utilizado para se referir a um grupo de doenças genéticas raras que afetam principalmente a pele. Sendo as gernodermatoses condições hereditárias, elas não são transmissíveis e podem se manifestar já no nascimento. Além disso, elas são classificadas como incapacitantes e podem até mesmo ser letais, por isso, os cuidados paliativos e que visem garantir a qualidade de vida do indivíduo com gernodermatose são essenciais.
Quais são os tipos de genodermatoses mais conhecidas?
Entre as doenças classificadas como genodermatoses, podemos citar:
Consiste em um grupo heterogêneo de doenças mecanobolhosas que ocorrem devido a mutações em pelo menos dez genes diferentes.
- Displasia ectodérmica:
Doença que envolve defeitos primários no cabelo, glândulas sudoríparas, unhas e dentes, ou seja, estruturas derivadas da ectoderme.
- Ictiose:
Doença caracterizada por diferentes apresentações clínicas que variam de pele seca levemente visível a quadros muito graves de ressecamento e descamação da pele.
- Xeroderma Pigmentoso:
Caracterizada por sensibilidade aos raios ultravioleta e formação de queimaduras decorrentes da exposição solar, aumenta significativamente as chances de incidência de câncer de pele.
Produtos que podem ajudar: