View Categories

Queimaduras

1 min read

O que é:

Queimaduras são lesões traumáticas desencadeadas por agentes térmicos, químicos, elétricos, biológicos ou radioativos, como por exemplo, o contato com alguma fonte de calor ou frio, produtos químicos, corrente elétrica ou até mesmo alguns animais e plantas.

Causas:

As queimaduras podem ter diferentes causas e, por conta disso, há diferenciação entre elas:

  • Queimaduras térmicas: causadas por fontes de calor, como fogo, líquidos ferventes, vapores ou excesso de exposição ao sol;
  • Queimaduras químicas:  provocadas por substância química em contato com a pele. Ocorrem, geralmente, em acidentes domésticos ou industriais, durante o manejo de agentes corrosivos;
  • Queimaduras por eletricidade: causadas devido descargas elétricas.

Principais Características:

As características das queimaduras estão relacionadas ao grau de profundidade atingido. Já sua severidade está ligada a dois fatores: intensidade do calor e tempo de exposição. Os tipos de queimaduras, quanto à profundidade, podem ser classificados como:

  • 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele, ou seja, apenas a epiderme. Apresentam vermelhidão, aspecto seco, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas.
  • 2º grau: atingem camadas mais profundas da pele: derme e anexos cutâneos. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, desprendimento de camadas da pele e possível estado de choque. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos.
  • 3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos músculos, ossos e ligamentos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e pele branca ou carbonizada. A pele tem aspectos como coloração variável, de pálida a avermelhada ou preta, inelástica, ressecada e endurecida ao toque. Pode apresentar diminuição ou perda da sensibilidade.
  • 4º grau: a lesão danifica todas as camadas teciduais e atinge fáscia, músculos e até o osso, em determinados casos. Vale ressaltar que em algumas referências a classificação se encerra no 3º grau.

Cuidados:

A prevenção é a melhor ferramenta de controle das queimaduras, não apenas da sua ocorrência, mas também de sua extensão. Porém, uma vez que ela ocorre, deve ser tratada adequadamente de acordo com suas definições.

É muito importante que um profissional de saúde seja consultado para entender a classificação das queimaduras, o quadro relacionado e possíveis complicações que possam vir a ocorrer.  Além disso, entender as manifestações de acordo com a camada da pele acometida e a gravidade pela superfície corporal comprometida permitem uma ação terapêutica direcionada e encaminhamento para unidade especializada visando uma melhor evolução.

Powered by BetterDocs