O que é #
As feridas tumorais são formadas pela infiltração das células malignas do tumor nas estruturas da pele. Elas recebem também os nomes de feridas neoplásicas, lesões vegetantes malignas, feridas oncológicas, feridas malignas ou lesões fungoides.
Causas #
As feridas tumorais se dão em decorrência da proliferação celular descontrolada, provocada pelo processo de oncogênese. Com o início tardio do tratamento, pessoas com o câncer em estágio avançado podem apresentar infiltrações de células malignas do tumor em estruturas da pele. Nesses casos, ocorre a ruptura na integridade do tegumento, dando origem à ferida.
Assim, o processo de formação dessas feridas compreende 3 eventos:
- Crescimento do tumor > rompimento da pele.
- Neovascularização > provimento de substratos para o crescimento tumoral.
- Invasão da membrana basal das células saudáveis > processo de expansão da ferida.
Principais Características: #
As feridas tumorais costumam ter odor fétido, altos níveis de exsudato, sangramentos e causar bastante dor ao paciente. Além disso, eles não cicatrizam, por isso, os cuidados são paliativos.
Cuidados #
Os cuidados indicados para pessoas com feridas tumorais são paliativos e o tratamento é baseado na redução de sinais e sintomas, visto que apenas a cura do tumor que originou a lesão pode dar fim ao problema. O tratamento é multidisciplinar e deve envolver também a preocupação com o estado psicológico da pessoa acometida.
Dentre os procedimentos a serem realizados estão: controle da dor, exsudato, prurido e odor, além da abordagem da necrose e das fístulas cutâneas.