O que é #
As úlceras neuropáticas são as lesões caracterizadas pela perda da sensibilidade protetora, ou seja, se tratam de feridas que o paciente não sente. Isso acontece em decorrência de uma condição chamada neuropatia periférica, que causa lesão dos nervos periféricos (responsáveis por transmitir impulsos nervosos do cérebro até diferentes locais do corpo, como mãos, pés, braços e pernas, o que faz com que a sensação de dor deixe de ser sentida).
Entre os principais motivos para surgimento da neuropatia periférica, pode-se citar: abuso de álcool, doenças e infecções autoimunes, inflamações nos nervos, doenças infecciosas e hereditárias, problemas neurológicos, entre outros.
Causas #
As úlceras neuropáticas podem ser causadas por pressão, como por exemplo, quando um paciente faz uso incorreto de calçados, ou por traumas que não foram sentidos pela sensibilidade reduzida por conta de neuropatia periférica.
Principais Características: #
Representam a maioria das úlceras em pé diabético e podem apresentar, concomitantemente, alterações biomecânicas e/ou ortopédicas, incluindo deformidades dos pés, como calosidades plantares, dedos em garra e outras.
Cuidados #
O diagnóstico das lesões é fundamental para minimizar a sua extensão e restaurar a integridade anatômica e funcional do membro. A avaliação completa do paciente é extremamente importante e deve ser realizada por meio da observação de sua condição sistêmica e metabólica, da classificação da lesão cutânea e das deformidades associadas.
O tratamento depende do grau das lesões. Em feridas não infectadas, o tratamento consiste na limpeza e no uso de curativos especiais. Já no caso de infecção, os cuidados requerem medicações prescritas por especialistas e aplicação de curativos com antimicrobianos.
Quando uma ferida não é detectada numa fase inicial ou quando o paciente não cumpre o tratamento adequadamente, a região afetada pode aumentar e levar à necessidade de amputação do membro. Por isso, é extremamente fundamental para quem possui doenças que podem desencadear essas úlceras neuropáticas sempre observar os membros inferiores e, ao surgimento de qualquer lesão, procurar um médico ou serviço de saúde.