O que é:
As úlceras arteriais são aquelas causadas por insuficiência ou oclusão arterial, que tem como resultado a isquemia, ou seja, a obstrução das artérias e a redução no fluxo de sangue e de oxigênio em alguma região do corpo.
Causas para o desenvolvimento:
Geralmente as lesões ou feridas de etiologia arterial são causadas pela insuficiência do fluxo sanguíneo arterial nas extremidades inferiores, tendo como uma de suas principais causas a aterosclerose, que muitas vezes é a grande responsável pela obstrução de artérias nos membros inferiores.
Fatores de risco:
As pesquisas conduzidas ao longo dos anos sobre esse tipo de úlcera permitiram identificar fatores de risco como diabetes, hipertensão, tabagismo e distúrbios metabólicos dos lipídios, além disso, alguns estudos constataram que tais fatores também estão relacionados com 80% a 90% das enfermidades cardiovasculares.
Avaliação e diagnóstico:
Quando falamos de úlceras arteriais, é muito importante estar atento aos mais diferentes fatores para conseguir garantir o diagnóstico adequado. Em primeiro lugar, realizar a anamnese e exame físico é essencial, nesse momento é necessário verificar o seguinte:
- A idade do paciente;
- A presença de fatores de risco como tabagismo, sedentarismo e hábitos de vida;
- Diagnósticos médicos como Diabetes Mellitus (DM), Hipertensão Arterial, Dislipidemia ou Insuficiência Renal Crônica (IRC);
- Tratamentos farmacológicos que podem interferir no processo de cicatrização como corticoides, imunossupressores ou drogas citotóxicas;
- O estado nutricional e de hidratação do paciente;
- Higiene corporal e da lesão se houver alguma;
- Se existe a presença de lesões e dificuldade para realizar atividades básicas de rotina.