Conheça a história da enfermagem e as personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da profissão!

História da enfermagem

História da Enfermagem

Você sabe o que é a enfermagem e como ela surgiu? Confira a seguir um breve resumo da história da enfermagem e conheça alguns dos nomes que contribuíram imensamente para o desenvolvimento dessa nobre profissão!

O que é a Enfermagem

A enfermagem é a arte e a ciência do cuidar, por isso, sua essência reside no tratamento individual, familiar ou de uma comunidade de forma integral e holística e, para que isso seja possível, ela também se dedica a desenvolver atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

Fundamentada na junção entre o conhecimento filosófico, que trata das questões existenciais da humanidade, e o conhecimento científico e tecnológico, os cuidados da enfermagem contribuem com o desenvolvimento das sociedades e a evolução humana como um todo!

Como a enfermagem surgiu

A enfermagem é uma prática tão antiga quanto os seres humanos que, movidos pelo desejo de garantir a saúde e bem-estar de seus iguais, aplicavam seus esforços nos cuidados mesmo que as técnicas fossem assustadoramente primitivas na época.

Assim, podemos afirmar que a enfermagem teve início com os primórdios da civilização, antes mesmo de Cristo, mesmo que só tenha vindo ganhar destaque, de fato, durante o século XIX.

No primeiro momento, as práticas de enfermagem se traduziam através do trabalho de homens e mulheres que se dedicavam a cuidar dos doentes, aplicando cuidados básicos de saúde e higiene para que eles pudessem sobreviver com o máximo de dignidade possível. Com o passar do tempo e a evolução das civilizações, as práticas da enfermagem começaram a se entrelaçar com as religiões e os detentores da fé ficaram responsáveis por aplicar os princípios de cuidados com os enfermos.

Já por volta do século XVI a enfermagem começou a se institucionalizar como uma profissão e, a partir da segunda metade do século XVIII, com a Revolução Industrial, ganhou contornos cada vez mais claros.

Contudo, foi na Era Moderna, a partir do século XIX, que a enfermagem começou a ganhar a notoriedade que merecia, em grande parte graças à atuação de duas mulheres, que foram pioneiras da profissão! ¹

Pioneiras na enfermagem

Florence Nightingale

Florence Nightingale (1820-1910) nasceu em Florença, na Itália. Proveniente de uma família rica, Florence, durante uma viagem ao Egito, visitando hospitais, descobriu a sua vocação para a enfermagem, uma profissão que, à época, ainda era considerada pouco digna. 

Durante a Guerra da Crimeia (1853-1856), Florence Nightingale ganhou destaque ao atuar como chefe e treinadora de enfermeiras, e com sua incomparável dedicação e árduo trabalho, conseguiu diminuir drasticamente as mortes no hospital militar, criando um ambiente modelo para atendimento aos enfermos e feridos.

Ganhou a alcunha de “Dama da Lâmpada”, pois durante as noites percorria todas as enfermarias com uma lanterna na mão para inspecionar a condição dos enfermos. 

Florence Nightingale também criou a primeira Escola de Enfermagem da Inglaterra no Hospital Saint Thomas, em Londres, iluminando um caminho que, posteriormente, muitos viriam a percorrer. ²

Ana Néri

Ana Néri (1814-1880) foi a precursora da enfermagem no Brasil. Sua trajetória começou quando seus filhos foram convocados para a Guerra do Paraguai (1864-1870) e, devastada com a separação, Ana ofereceu ao presidente da província seus serviços de enfermeira para cuidar dos feridos em decorrência do conflito.

Seu pedido foi aceito e, em 1865, Ana Néri saiu de Salvador em direção ao Rio Grande do Sul, onde aprendeu noções de enfermagem. Após seu período de aprendizado, prestou serviços voluntários nos hospitais militares de Assunção, Corrientes e Humaitá durante a Guerra do Paraguai.

Apesar das condições precoces que incluíam falta de higiene, poucos recursos e excesso de enfermos, Ana Néri conseguiu montar em Assunção uma enfermaria que foi considerada modelo, onde ela tratou, com dedicação e humanidade, inúmeros feridos do combate.

Com sua constante dedicação à atuação como enfermeira, Ana ajudou a difundir no Brasil a noção de que a enfermagem é uma ciência e uma profissão, contribuindo muito com a criação da primeira escola de enfermagem brasileira que, em sua homenagem, ganhou o nome “Escola de Enfermagem Anna Nery”. ³

Outros nomes que não podem deixar de ser citados:

  • Dorothea Orem (1914-2007): Desenvolveu a teoria do autocuidado durante seu trabalho e estudos de Enfermagem nos Estados Unidos, provando que os pacientes podem cuidar de si próprios quando aptos a tal.
  • Imogene King (1923-2007): Além de estudar Enfermagem, King também fez pós-doutorado em Estatísticas e Computação, o que a permitiu criar a Teoria de Sistemas de Interação de Enfermagem e a Teoria de Realização de Metas, conceitos importantes que estão inclusos em todos os principais textos de Teoria de Enfermagem.
  • Ivone Lara (1921-2018): Ajudou a revolucionar o atendimento nos manicômios do Brasil, dedicando-se a cuidar de pacientes com distúrbios mentais, humanizando os cuidados com enfermos que eram rejeitados pela sociedade da época.
  • Wanda Horta (1926-1981): Criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas e introduziu no Brasil conceitos de Enfermagem que são aceitos até hoje.4

A importância da Enfermagem

Atualmente, mais do que nunca, a enfermagem vem ganhando o destaque e reconhecimento dos quais ela é digna. Sem a enfermagem, o mundo como hoje conhecemos não existiria e, apenas com a contribuição dela, é possível alcançar um estado pleno de bem-estar físico e emocional!


Fontes:

Faculdades Integradas UPIS (União Pioneira de Integração Social) – História da Enfermagem: conheça a origem e evolução¹

Biblioteca virtual de Enfermagem – COFEN (Conselho Federal de Enfermagem) – Florence Nightingale – História da Enfermagem²

Escola de Enfermagem ABC – Um breve histórico da enfermagem³

Faculdade IDE (IDE – Instituto de Desenvolvimento Educacional) – 7 Enfermeiras que mudaram o mundo4


Acompanhe nosso Blog!

Nos siga nas redes sociais: FacebookInstagramLinkedIn e YouTube!

Compartilhe: